segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais


Gostaria, de início, de falar um pouco sobre uma obra paradigmática. Trata-se do livro Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, (do francês, Prevenir e lutter grâce à nos défenses naturelles) do neurologista francês David Servan-Schreiber.

O livro, que se tornou um best-seller recentemente, tem como escopo entender por que a civilização ocidental contemporânea parece viver uma espécie de epidemia de câncer. Estatisticamente, há mais incidência de casos de câncer hoje que nos séculos anteriores (de maneira relativa) e a sociedade ocidental parece ser mais facilmente atingida por essa epidemia que outras (como, por exemplo, a oriental). O que Servan-Schreiber parece querer dizer é que o estilo de vida ocidental tem sido um vetor catalisador importante de incidência de casos de câncer.

Uma das razões apontadas é a alimentação. Comemos indiscriminadamente carnes vermelhas, açúcares e farinhas brancas. Segundo o autor, tais alimentos são fontes de inflamação no organismo - seja pelos picos de insulina causados ou pela gordura saturada. Além disso, ingerimos poucos alimentos ricos em Ômega-3 e pecamos naqueles com excesso de Ômega-6. O resultado de tudo isso, casado com uma vida sedentária, é a inflamação, que, segundo Schreiber, é a fonte essencial do câncer.

Alimentar-se bem é também uma atitude para manter-se são. O autor explora a potencialidade de diversos grupos de alimentos para o combate, e eventualmente a cura, do câncer. Há evidências científicas de que alguns alimentos combatem efetivamente células neoplásicas, a exemplo do chá verde, do brócolis, do espinafre, do gengibre, da cúrcuma e de tantos outros, aos quais reportarei-me oportunamente. Evidencia-se, no livro, que há um universo enorme a ser ainda explorado somente usando o poder dos alimentos, algo que parece marchar a contragosto da indústria farmacêutica.

Enfim, o livro é recomendado a todos que já tiveram experiências, como eu, de lidar com tumores. E também àqueles que desejam conhecer melhor um estilo de vida interessante e importante no combate ao câncer.

2 comentários:

  1. Olá, Renato. Estou lendo esse livro por indicação do oncologista do meu pai. Estou aprendendo mto e tentando aplicar esse aprendizado na minha vida e principalmente na do meu pai. Ele estava tratando de um ca. colorretal qdo recentemente descobrimos met. no fígado e nos pulmões. A luta é grande, mas temos muita fé e tbm temos buscado alternativas saudáveis e acessíveis. Esse livro tem me mostrado que podemos contribuir mto para a cura com hábitos alimentares saudáveis, que aliás deveríamos ter durante toda a vida. Muito bacana o seu trabalho, parabéns. Desejo td de bom pra vc e principalmente muita saúde. Abçs, Lucilene, Poços de Caldas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luciene! Espero que tenha gostado do livro e de outros similares. Faço fé para que seu pai seja curado e a doença já seja história na vida de vocês. Abraços.

    ResponderExcluir