sábado, 28 de março de 2009

Angiogênese - esperança no combate ao câncer


Uma das áreas mais promissoras das pesquisas de combate ao câncer é aquela que tem centrado seus esforços na área da angiogênese. Como se sabe, para que o tumor possa prosperar, ele deve se alimentar - e muito - de energia proveniente da circulação sangüínea. Pesquisas têm demonstrado que o câncer, uma vez em ação, secreta sinais químicos (como o VEGF), que induz a formação de nova vascularização ao seu redor (angiogênese), garantindo, pois, o suprimento de energia necessária para o seu desenvolvimento.

Recentemente, estudos têm sido apresentados na área do combate à angiogênese, sobretudo na capacidade de se interferir na síntese de VEGF. O AVASTIN, droga recentemente descoberta e comercializada, tem como princípio ativo a inibição de sinais químicos que favoreçam a angiogênese.

O mais interessante de tudo isso é que certos alimentos que ingerimos possuem substâncias fitoquímicas capazes de interferir direta ou indiretamente na produção do VEGF e, conseqüentemente, na angiogênese. Segundo o Dr. Richard Béliveau, famoso bioquímico canadense que tem desenvolvido pesquisas inovadoras sobre o poder de alimentos no combate ao câncer, alimentos como o chá verde, a raiz cúrcuma, a soja, uvas e frutas vermelhas, e alimentos ricos em ômega-3, possuem propriedades anti-angiogênicas. Ministrados em doses elevadas em ratos de laboratório, alguns estratos desses alimentos reduziram significativamente o desenvolvimento de tumor naqueles animais, segundo o Dr. Béliveau.

Vale, portanto, a dica: consuma chá verde diariamente, troque o tempero tradicional de sua comida (ou salada) por cúrcurma, consuma muita uva (e vinho tinto moderadamente), frutas vermelhas (morango, amoras, framboesas, mirtilos, airelas...), e tome bastante missoshiro com tofu!

Maiores informações sobre o Dr. Béliveau pode ser encontradas no sítio: www.richardbeliveau.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário