quinta-feira, 14 de maio de 2009

Câncer testicular ou seminoma

Gostaria de traçar hoje breves palavras sobre meu recente inferno: tumor testicular ou seminoma. Pois bem, diagnostiquei a lesão em setembro do ano passado e, de lá pra cá, tenho combatido o problema, com altos e baixos. Apesar de formado por células germinativas, meu seminoma migrara, em algum momento de minha vida, dos testículos para os linfonodos retroperitoneais.


Fiz três ciclos de BEP (Bleomicina, Etoposide e Cisplatina) no ano passado, com excelentes resultados. Contudo, em último exame de PET-CT, acusou-se retorno da doença por ter restado pequeno núcleo resistente ao primeiro protocolo quimioterápico. Passei, pois por laparatomia, com vistas a retirar massa necrótica e o tecido neoplásico ativo. No momento, faço novo esquema quimioterápico complementar chamado TIP (Paclitaxel, Ifosfamida e Cisplatina), com resultados muito bons até o momento.


Apesar de tratar-se de tumor altamente sensível a quimioterapia, o seminoma tem me dado um trabalhão danado. Tive de abandonar minha carreira (sou diplomata) e minha rotina deliciosa de esportes (fazia corrida de aventura, ciclismo, atletismo e canoagem) e deslocar-se constantemente para São Paulo.


Paz e saúde a todos!

17 comentários:

  1. Renato, você conhece a Nova Medicina Germânica do Dr.Geerd Ryke Hamer? Leia sobre ela em www.newmedicine.ca. Trata-se de uma perspectiva das doenças que transcende a ciência convencional,embora seja ciência.O maior benefício é a possibilidade de você se conhecer melhor e saber dos seus conflitos sob a luz das "marcas" no seu cérebro. Sofrer, perder,sentir tristeza....fazem cicatrizes no nosso cérebro...literalmente!
    Boa sorte em seu tratamento.Eu continuo tomando um QT ao qual sou sou alérgica...

    ResponderExcluir
  2. Renato, enfrentar todo esse processo é bem complicado,é preciso que tenha uma compreensão integral de vc como um todo, mente,emoção, corpo físico e alma. Estando pleno dentro do tratamento, consciente,acredite vc consegue alcançar a cura.
    Eu há 6 anos tive um cancer no ovário, fiz duas cirurgias e seis aplicações de quimioterapia de cinco horas cada, e para complicar há alguns anos atrás havia perdido munha mãe em um processo igual,Minha família achou que a história ia se repetir, e hj estou bem, nunca mais tive nenhuma ameaça, enfrentei tudo com muita dificuldade refleti muito e compreendendo o que se passava comigo, estudando a doença ,entendi assim como vc o meu problema e hj depois de tudo, tenho mais consciência de todas as minhas ações... por isso acredite na cura, não se abata, a mente é poderosa, não deixe a revolta nem a dificuldade que tudo isso causa te colocar para baixo.
    um grande abraço força , boa sorte e acredite na cura.

    ResponderExcluir
  3. ADVERSIDADES DA VIDA

    Renato todas as vezes que nos deparamos com problemas em nossa vida, observamos o quanto somos frágeis. As alegrias se vão e só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com adversidades que surgem no decorrer de nossa existência.
    Deus nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações adversas.
    Você conhece uma árvore chamada CARVALHO? Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro), que naturalmente é a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais.
    Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo! Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.
    Por absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força. Muitas vezes uma aparência triste! Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça! Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!
    Assim somos nós. Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes! Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes! Com raízes bem firmes e profundas na terra! Podemos, com isso, compreender o que o nosso PAI maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.
    E também a confiança do rei Davi quando cantou:"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal algum, porque TÚ estás comigo..." Por isso quando olhar pela janela o lindo alvorecer, lembre-se de que não há temor com os infortúnios do dia, porque DEUS está consigo!
    Ele o protegerá se você está passando por lutas muito grandes por estes dias, pense que (como o carvalho)...é só mais uma tempestade que o tornará mais forte, segundo aquele que nos arregimentou!
    E ESTE CARVALHO RENATO É VOCÊ, Saúde, Paz, Amor e Muito Sucesso!
    05/09/2010

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Roger Dias, descobri o câncer testicular em junho do ano passado,em julho fiz cirurgia para retirada do testiculo esquerdo,tive metastase no retroperitonio com tamanho de 13cm , 11,4cm , 10,9cm aproximadamente.Fiz 4 seções de quimioterapia, tive uma ótima resposta, as dimensões foram para 3X1,7cm aproximadamente.Minha ultima seção de quimio foi 12/12/10 desde então estava esperando para fazer avaliação em final de Maio, mas devido as seguidas dores fiz exames o mes passado e descobri que as dimensões estão proximas das anteriores,hoje, 10X9X8cm, vou recomeçar outras quimioterapias e desta vez é diferente, a massa esta avançando sobre o rim esquerdo, e nem a doutora me inspirou confiança.
    Espero que você tenha muita disciplina e confiança que as coisas vão dar certo para você.
    Meu vizinho teve cancer testicular 20 anos atras e se recuperou.
    Por isso acredite que vai dar certo.Um grande abraço de um colega de tratamento.
    Tive um blog antes http://canceresmasculinos.blogspot.com/
    agora não sei o porque eu o perdi.
    Até a proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roger, muita sorte na sua luta contra essa doença. Eu também me recuperei e hoje comemoro 2 anos de aniversário de cura. Tenho certeza que você também comemorará! Abs.

      Excluir
  5. Renato, eu nao te conheço, eu nao sei qm vc é seus valores e suas alegrias e suas tristzas, mas nesse momento o teclado fica embassado e eu torço pra q as lagrimas nao me impessam de conseguir digitar, eu tenho uma pessoa q amo q está passando por isso q vc está, e sei q palavras de apoio parecem como um assopro em uma ferida recente, nao vale tanto, alguns gestos sao importantes mas so vc sabe, por favor, me responde me da uma esperança. qria contar o caso dele e saber o seu... me ajuda a ser mair proxima de vc... pq o peso q eu to levando nos meus ombros ta grande. ele ta muito mal. é um teratoma maturo. bjos. nalinha1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Nao tive como conter as legrimas, o dignóstico dele foi em junho 2011. Ja fez a quimio. Tá internado no AC camargo. vc disse q vem a SP sempre. Manda um email pra mim? To tentando entender essa maldita doença q destroi sonhos e constroi laços temperados de ferro provados no fogo.. vinculos q nao acabam...

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, a correria da vida, trabalho e estudos têm me ausentado um pouco do blog, mas que prometo que será retomado.

    Estou curado há dois anos e tenho a mesma qualidade de vida que tinha antes. Sobre seminoma, sugiro sempre duas atitudes: a) protagonismo pessoal, pois o paciente deve ser sempre ativo, e, se possível, procurar segunda ou terceira opinião;
    b) especialista de vanguarda, porquanto a ciência está sempre dando voltas e há sempre um novo caminho, ou tratamento alternativo, a ser considerado.

    Abraços e saúde a todos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite gente, tambem estou com este problrminha ai mas acredito em Deus.
    Tenho um filho pra cuidar e acabei de abrir um negócio e não vou desistir agora bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, desejo a você toda a sorte! Nunca desista da luta! Tenho certeza que vai dar tudo certo.
      Abs

      Excluir
  9. hola , quero compartir com todos do blog minhas palavras e tristeza , tambem estou passando por isso... Tenho 28 anos , nao fumo , nao bebo nao gosto de festas , sempre me alimentei super bem e pratiquei mto esporte , eh realmente dificil de entender mas quando te toca , te toca... e vc tem q aceitar e ponto... no momento nao quero pensar e nem sentir nada , nao sei como mas liguei minha cabeca numa especie de piloto automatico, quero retomar minha vida e minhas atividades o mais rapido possivel... pra isso me apeguei mto a Deus , mudei alguns valores e me espelho em pessoas como o ciclista armstrong que chegou a ter metastase no cerebro , se tratou e depois disso foi 7 vezes campeao do tour de france , ou como o jogador brasileiro do denvr nuggets Nene q tbm se tratou e hj eh um idolo da nba...!
    Desejo a todoos q estao passando por isso mta sorte e fe em Deus , q com certeza suas preces serao atendidas ! e nunca se esquecam , a voz do homem nao eh a voz de Deus ! nao acreditem em tudo q lee ou te falem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, esse também foi o meu problema. Era feliz, praticava muito esporte, nunca fumei, comia sempre de maneira saudável e, de repente, tive a doença.
      Vai dar tudo certo com o tratamento. Boa sorte e volte a escrever contando a sua cura!
      Abs

      Excluir
  10. olá a todos. Em novembro passado, andei um tempinho de moto e acabou doendo meus testículos. apalpei e achei um caroço no testiculo esquerdo. fui a um medico que na hora fez um ultrassom.....mas na duvida ele pediu um ultrassom de outra clinica pra ter ctza. em janeiro saui o resultado. Tumor de testiculo. O chão se abre, fiquei Desesperado..pois nunca nos colocamos como pacientes...só vemos pelo lado de fora. fui a um urologista indicado ...muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom, excelente profissional...que me pediu exames de sangue...tomografia de torax e abdomen. tudo limpo. sem marcadores nem nada. mas fomos pra cirurgia. dia 13 de março fiz a cirurgia. hoje era pra era chegado o resultado da biopsia. mas ficou pra semana que vem. como o mesmo medico diz...tem cara e ser seminoma...mas vamos ver o que dá.Darei noticias e se alguem passou pelo seminoma..me passe a experiencia pois é uma barra e tanto. abracs a tdos

    ResponderExcluir
  11. Cleviston Alves de Santana 17 de Fevereiro de 2013
    Olá à todos os leitores, em novembro de 2010 fui acometido de fortes dores abdominais, dores essas, que já me privavam o sono pois, não dormia devido as fortes dores que sentia e, paralelamente fiquei um tanto anorexo pela falta de apetite e, consequente perda de peso.
    Na época era praticante de ciclismo, trabalhava, estagiava e também estudava, além de estar próximo de atuar num programa voluntariado no zoológico ou seja, minha vida era bem corrida, de certa forma, acabava não sobrando muito tempo para minha família pois sou casado, na época atuava como educador ambiental.
    Certa vez,pela manhã, depois de uma noite em claro por conta de dores insuportáveis que me faziam chorar bem no aspecto literal mesmo, fui ao PS, chegando lá, fiz exames de imagem aos quais após repeti-las foi visualizada uma massa no abdome à esclarecer, como sou professor, fui removido até o hospital do Servidor Público Estadual para diagnósticos mais precisos.
    Feita minha internação propriamente dita, fiz e refiz diversos exames, dentre os quais todos quanto necessários para um diagnóstico preciso.
    Nisso decorridos mais de um mês de internação e,descartados diversos diagnósticos pela maravilhosa equipe médica que me dava todo suporte necessário, inclusive até psicológico,só me sobrava um, partir para uma biópsia de retroperitônio e brônquica aos quais foram realizados no carnaval retrasado.
    Até então, imaginava eu que tinha uma zoonose adquirida em alguma excursão à floreta pois, conforme já relatado, sou biólogo e adepto do cicloecoturismo de aventura, o que, para meu desespero,meu não pois a família e os amigos também sofrem,teve tal hipótese totalmente descartada pela equipe médica.
    Agora, fazer o que, é simplesmente ter paciência para aguardar o resultado da biópsia realizada dias anteriores e, minhas dores já estavam absolutamente insuportáveis que me faziam chorar, gemer e gritar ora era Morfina, ora eram drogas bem mais potentes oriundas da prescrição do setor específico de dores crônicas do hospital.
    Enfim,resultado pronto e, não muito surpreso tive a notícia de que estava acometido de um Seminoma Clássico de células germinativas com metástases no abdome e no mediastino, tumor esse, proveniente do testículo e que atingiu o sistema linfático.
    Da clínica médica fui para o setor de oncologia do hospital para realizar os ciclos de quimioterapia que ao todo foram 6 com Etoposide e Cisplatina e, como meu organismo se encontrava imunodeprimido a tuberculose também me pegou resultando em mais 7 meses de tratamento.
    Hoje, para ser mais específico, faz um mês que realizei uma cirurgia de Hernioplastia Inguinal Direita Aberta com sutura interna e colocação e grampos de titânio, no mais, com relação ao Câncer e a Tuberculose, é página virada, não precisei fazer Radioterapia e nem retirada do testículo ou de algum linfonódulo.
    Reitero ainda para quem tiver passando por tal problema que acredite pois, a luta é muito árdua mas, em contrapartida a cura é possível, basta acreditar e lutar, se entregar, nem pensar, nossos valores espirituais juntamente com o apostar em uma segunda chance é sempre possível aos verdadeiros guerreiros que, metaforicamente falando, empunham a espada da vida rumo aos nossos ideais de vida, que, certamente, também pertencem à todos que estão na arquibancada da vida torcendo por nós, "SSSJ", ou seja, Saúde, Sorte e Sucesso com Jesus para todos, afinal de contas segundo nosso falecido poeta Renato Russo: -"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã,porque se você parar pra pensar na verdade não há"...
    Um beijo no coração de todos e, nunca se esqueçam de espalhar a notícia de que Jesus Cristo é maravilhoso pois, retomei minha vida de vento em popa, para maiores esclarecimentos com relação à minha experiência de vida acessem kkcicloturista@hotmail.com, ou no meu Blog e no meu Face Cleviston Alves de Santana e, com maior prazer compartilharei minhas experiências.

    ResponderExcluir
  12. Poderiam me dar a vossa opinião por favor se beber muitos iogurtes por dia pode produzir um cancro no testículo devido ao iogurte ter lactose eu tenho um amigo que bebia 6 iogurtes por dia e teve um cancro no testículo o ano passado dizem que lácteos tem influencia no cancro do testículo. Poderiam me esclarecer por favor é muito importante.

    ResponderExcluir
  13. Você ficou curado com o esquema TIP? Ou fez mas algum tratamento, como o translplante autologo?

    ResponderExcluir