quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vírus contra o câncer

Pesquisador do Hospital de Ottawa, Canadá, cidade onde moro atualmente, publicou recente estudo na revista "Nature" sobre vírus manipulado geneticamente - o JX594 - que teria a capacidade de atacar células tumorais em estágios avançados, poupando tecidos saudáveis.

Encabeçada pelo Dr. John Bell, do mesmo hospital, a pesquisa aplicou o víruso JX594 em 23 pacientes com estágios terminais de câncer. Em quase todos eles, o vírus atacou células cancerosas de maneira relativamente eficiente. Em 7 deles, houve regressão considerável da massa tumoral.

O vírus é uma manipulação genética daquele utilizado na vacina da varíola. O próximo estágio contará com "trials" em 123 pacientes com câncer de fígado. Bell estima que poderá obter permissão por parte do FDA de uso do vírus em 30 meses.

A notícia foi considerada revolucionária pela comunidade médica canadense e insipira otimismo da criação de uma abordagem mais definitiva contra o câncer. Não houve, contudo, resposta significativa do JX594 no tratamento de linfoma e de leucemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário